fbpx
Como organizar o financeiro no seu negócio de Personalizados

Como organizar o financeiro no seu negócio de Personalizados

Você tem um negócio de personalizados? Seja papelaria personalizada, crafts, DIY,encadernação, sublimação, cartonagem, artesanato em casa. Sabe o que existe de mais delicado em seu negócio? O financeiro. Nenhum negócio é tão pequeno que não precise da gestão do financeiro, e nenhuma memória humana é tão boa para recordar do que entrou e saiu de seu caixa, as datas exatas de vencimentos das contas e o que falta receber em datas futuras.

A gestão financeira é necessário para algo até que simples de falar, obter o máximo de lucro com suas atividades.

Desde o primeiro dia que você decide começar um negócio, é preciso pensar em gestão financeira. E vai além de só ter anotado fluxo de caixa e contas para pagar. É planejar, analisar, projetar, executar e o mais importante, controlar.

Vamos começar pelos conceitos e explicado de forma bem simples.O que é caixa? E fluxo de caixa?

Caixa é onde fica o dinheiro, pode ser uma conta bancária, pode ser uma conta digital, pode ser até uma caixa onde coloca o dinheiro físico, seu fluxo é justamente o que entrou nele, o que saiu e o saldo ao final.Claro, registrar como foi esse fluxo vai permitir você ao final do dia, da semana ou do mês saber como foi esse movimento. Segue um infográfico para entender melhor o fluxo de caida:

Infográfico para entender fluxo de caixa. Fonte: Sebrae

Contas a pagar, contas a receber, receitas e despesas, vamos a uma explicação rápida:

1 – Contas a pagar: São as contas que ainda irão vencer, o controle ideal é fazendo temporal, as contas a pagar que tem no dia,na semana e no mês, isso para planejar o pagamento e evitar atrasos.

2 – Contas a receber: São as receitas que ainda irá receber, o controle ideal também deve ser temporal, pois nesse caso é necessário acompanhar como irá receber e como agir para evitar a inadimplência.E receita e despesa, basicamente é o que entrou e o que saiu.

3 – Receita e Despesa: É basicamente é o que entrou e o que saiu.

E por onde começar a organizar o financeiro do meu negócio de personalizados então? O importante é ter como registrar, seja em caderno, agenda, planner, planilha, software ou aplicativo. Todo e qualquer planejamento exige que você analise o que chamamos de dados e informações, para que tenha uma boa gestão financeira.

Dê prioridade para as despesas e contas a pagar, pior do que estar sem caixa, é estar devendo. Separe quais são as despesas fixas e as variáveis e o que é investimento, para entender o que é cada uma delas:

1 – Despesas Fixas: São, água, luz, internet, impostos, aluguel, são contas fixas, ou seja, todo mês tem.

2- Despesas variáveis: Compra de estoque, material de escritório, são exemplos de despesas variáveis.

3 – Investimentos: Compra de maquinário, é exemplo de investimento, por que ele vai entrar em seu inventário e não foi uma despesa, pois ele será um bem seu, mas essa aquisição entra em contas a pagar ou saída do dia.

As receitas, se você trabalha com personalizados, com pedidos, sua receita vem a partir de um orçamento aprovado, você pode tanto receber antecipado, quanto parte do valor, e o restante receber depois da entrega.

Então, chegou ao final de um mês, faça uma analise do que recebeu e do que saiu, mas não é apenas olhar o saldo da conta pra saber se teve lucro ou não, mas de fato avaliar se as despesas foram necessárias, se as receitas compensaram, o acompanhamento tem que ser simples, seu custo tem que ser cada vez menor e sua receita cada vez maior, com planejamento, gestão do financeiro, você vai conseguir fazer isso e ter cada vez mais sucesso nos números do seu negócio.

Gostou?
Conheça nossas redes:
https://www.facebook.com/assamble.criativo/
https://www.instagram.com/assamble.criativo/
https://www.youtube.com/channel/UCP2IsE6oEXt-8F7xPkm9wVA

Já conhece a plataforma Assamble?
O Assamble possui as ferramentas essenciais para ajudar na rotina de atendimento e produção de quem trabalha com personalizados. Somos uma solução de uso fácil e intuitivo para criar orçamentos, gerenciar pedidos, criar catálogo online, calendário de entrega e controle de custos.

Crie sua conta grátis pelo link https://www.assamble.com.br/